PRINCIPE ESFARRAPADO

Percorro o dia, que esmorece
Nas ruas cheias de rumor;
Minha alma vã desaparece
Na minha pressa e pouco amor.

Hoje é Natal. Comprei um anjo,
Dos que anunciam no jornal;
Mas houve um etéreo desarranjo
E o efeito em casa saiu mal.

Valeu-me um princípe esfarrapado
A quem dão coroas no meio disto,
Um moço doente, desanimado...
Só esse pobre me pareceu Cristo.

"Natal Chique" de Vitorino Nemésio

O meu comentário???
Não tenho pressa...
O tempo que tenho dedico-o
ao meu princípe esfarrapado...
Perdido em memórias
que não são bem memórias...
O tempo não é nada;
o mundo...o que é o mundo?
Não sei responder,
porque não há palavras....
Há, sim, amor e dedicação....
Todos os dias do ano,
sem excepção....
O meu princípe esfarrapado é o meu Pai....
88 anos,
doente de Alzheimer.....

O "Com Amor" deseja-vos um Feliz Natal e um Bom Ano 2011....



Comentários

MCampos disse…
Vitorino Nemésio tão esquecido. Gostei muito de o encontrar por aqui.

E o seu comentário Marta, leva todo o meu carinho.

Um Natal feliz e que o Novo Ano seja o que desejar.

Um beijinho.
Guilg7 disse…
Muito lindo...
o Príncipe da Pequena princesa
que hoje esta debilitado
mas com orgulho de cada coisa boa que ela faz...
parabéns pelo txt
feliz 2011 pra vc...

http://guilg7.blogspot.com/

vlw...
Unknown disse…
Martamiga

O Natal está ali mesmo, ao virar da esquina, já se vêem os pastorinhos a caminho de Belém, mais ao longe em seus camelos, Baltazar, Gaspar e Melchior, já cheira a fritos, já está de molho o bacalhau. E Maria, de acordo com as Escrituras, está prestes a dar à luz.

Por isso, desejo-te muito Boas Festas, em meu nome pessoal e no da Minha Travessa do Ferreira.

Qjs
AC disse…
Marta,
Vim desejar - a si, ao seu Príncipe Esfarrapado e a todos os que partilham os seus afectos - um Natal pleno de luz, envolto na sua verdadeira essência.

Beijo :)
Sofá Amarelo disse…
A luz do Natal é relativa, para uns brilha intensamente, para outros é muito ténue... mas o importante é que o Natal esteja presente em cada acto, em cada pensamento!

Feliz Natal, muitos beijinhos!!!
Daniel Costa disse…
Marta

Não posso duvidar, já sei da boa poesia que escreves. Sempre te vais bemm agora a comentar o grande escritor Vitorino Nemésio.
Apraz-me dizer que gostei de ambos os poemas.
Bom Natal, dentro do possível.
Beijos

Mensagens populares deste blogue

NAS MINHAS MÃOS

ANTES DA MEIA NOITE

O QUE PERDI